No dia 10 de Outubro de 2018, foi realizado a atividade de laboratório sobre identificação ácidos e bases no Colégio Estadual Imigrante com as turmas 105, 106, 107, 108 e 109 de 1º Ano do Ensino Médio atendendo a 112 alunos.
Os alunos foram divididos em grupos, sendo entregue um kit com materiais para prática além de uma folha para embasamento teórico e uma folha com a prática a ser realizada. As soluções analisadas foram: Água mineral, Leite, Suco de limão, Vinagre, Leite de magnésia e Hidróxido de Sódio, e os indicadores foram: Papel tornassol vermelho, Papel tornassol azul, Fenolftaleína e Papel indicador universal de pH.
Os alunos foram divididos em grupos, sendo entregue um kit com materiais para prática além de uma folha para embasamento teórico e uma folha com a prática a ser realizada. As soluções analisadas foram: Água mineral, Leite, Suco de limão, Vinagre, Leite de magnésia e Hidróxido de Sódio, e os indicadores foram: Papel tornassol vermelho, Papel tornassol azul, Fenolftaleína e Papel indicador universal de pH.
Roteiro Experimental
Kit com embasamento e procedimento experimental e reagentes. Fonte: Pibid Química |
Alunos analisando os resultados obtidos em prática. Fonte: Pibid Química |
Alunos resolvendo as questões propostas. Fonte: Pibid Química |
Materiais e reagentes: Água mineral, Leite, Suco de limão, Vinagre, Leite de magnésia, Soda (NaOH) 0,1mol, xerox e copinho de café.
Bolsistas de iniciação envolvidos: Carla Lovatel, Caroline Lorenzetti, Morgana Pauletti, Raquel Bitencourt e Victória Vanin.
Escola atendida: Colégio Estadual Imigrante
Séries atendidas:1º Ano do Ensino Médio
Número de alunos atendidos: 112 Alunos
Texto revisado por Eloise Vieira Lima - Supervisora PIBID Colégio Imigrante
Oficina realizada no dia 10 de Outubro de 2018
Apoio - CAPES - Programa Pibid
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