Os grupos iniciaram observando uma destilação simples do vinho, e logo após uma separação líquido-líquido de éter de petróleo e sulfato de cobre II. Em seguida realizaram as práticas de dissolução fracionada entre enxofre e sulfato de cobre penta-hidratado, uma filtração simples dessa mistura e uma filtração a vácuo. Para concluir realizaram a prática de sublimação de iodo misturado ao cloreto de sódio. Os grupos trabalharam com o auxílio das bolsistas e responderam o questionário em conjunto com os colegas.
Realização da prática Fonte: Pibid Química |
Vidraria e reagentes utilizados na separação de mistura Fonte: Pibid Química |
Realização da aula prática Fonte: Pibid Química |
Realização da aula prática Fonte: Pibid Química |
Materiais e Reagentes: Sistema de destilação simples, becker, bastão de vidro, papel filtro, água deionizada, funil, suporte universal, anel para funil, funil de büchner, kitassato, bomba de filtração a vácuo, espátulas, vidro relógio, chapa de aquecimento, vinho, funil de separação, sulfato de cobre, éter de petróleo, enxofre, sulfato de cobre penta-hidratado, cloreto de sódio, iodo e álcool comercial, xerox e impressão.
Bolsistas de iniciação envolvidos: Carla Lovatel, Caroline Lorenzetti, Raquel Bitencourt, Suelen Molon e Victória Vanin.
Escola atendida: Escola Estadual de Ensino Médio São Caetano
Séries atendidas:1º Ano do Ensino Médio
Número de alunos atendidos: 61 Alunos
Texto revisado por Maria Alice Pacheco - Supervisora PIBID
Oficina realizada no dia 27 de Março de 2019
Apoio - CAPES - Programa Pibid
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