sábado, 9 de março de 2019

08 DE MARÇO DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Neste dia queremos parabenizar todas as mulheres pela passagem de um momento marcante na história, que incentivou o início da luta das mulheres pelo seu direito na comunidade. Gostaríamos de lembrar alguma mulheres que fizeram e fazem história na ciência.

Hildegard de Bingen (1098-1179)

Escreveu livros sobre botânica e medicina durante a idade média, tempo onde as mulher não tinham voz, suas habilidades médicas eram confundidas com milagres. Em sua homenagem um asteróide foi batizado com seu nome 898 Hildegard.

Ada Lovelace (1815 -1852)

A primeira programadora do mundo por sua pesquisa em motores analíticos. As observações feitas por ela sobre os motores são os primeiros algoritmos conhecidos.

Elizabeth Arden (1884- 1966)

Foi a criadora das primeiras fórmulas de produtos de beleza. Formada em enfermagem, passou a buscar a receita do creme hidratante perfeito, sendo uma das mais valiosas empresas de cosméticos da atualidade.
   
     Florence Sabin (1871-1953)

Conhecida como a primeira-dama da ciência americana, tornando-se a primeira a ganhar uma cadeira na Academia Nacional de Ciência dos EUA, estudou os sistemas linfático e imunológico do corpo humano. E lutou pelo direito de igualdade das mulheres.

Johanna Döbereiner (1924-2000)

Formada em agronomia, realizou pesquisas para que o Brasil aumentasse a produção de soja. Estima-se que suas pesquisas fazem com que o nosso país economize 1,5 bilhões reais por ano. Realizou um estudo sobre a fixação de nitrogênio, possibilitando maior acesso a alimentos baratos, o que lhe rendeu uma indicação ao Nobel de Química, 1997.

Cecília de Carvalho e Silva (1988)

Pesquisadora da Unicamp que produziu um dispositivo que é capaz de detectar o estágio inicial e invisível do câncer de mama através de uma gota de sangue, antes do  surgimento de nódulos.

Marie Curie (1867 – 1934)

     Primeira mulher a ganhar o prêmio Nobel da Física em 1903, logo após em 1911 recebeu o prêmio Nobel da Química pela descoberta dos elementos polônio e rádio e por conseguir isolar isótopos destes elementos. Passando seus ensinamentos para a filha, também ganhadora do prêmio Nobel da Química.

Marie Curie
Fonte: Históriazine



REVISTA GALILEU, 10 grandes mulheres da ciência. Disponível em: <https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/noticia/2017/03/10-grandes-mulheres-da-ciencia.html> Acesso em: 06 Março 2019.

Bolsistas de iniciação envolvidos:  Carla Lovatel, Caroline Lorenzetti, Raquel Bitencourt, Suelen Molon e Victória Vanin.
Apoio - CAPES - Programa Pibid

Nenhum comentário:

Postar um comentário